Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale-refeição e vale-alimentação: confira o que muda em 2022

0

O Governo Federal anunciou alterações no funcionamento do vale-alimentação e do vale-refeição. Os benefícios são garantidos para quem atua de carteira assinada e assegurados por lei. Agora, os trabalhadores podem escolher os locais para suas refeições.

A nova regra diz que, a partir deste ano, o trabalhador poderá escolher os estabelecimentos onde irá se alimentar. Isso porque a nova medida permite que todos os restaurantes e demais comércios alimentícios aceitem todas as opções de vale.

É provável que você também goste:

Mudanças no vale-alimentação preocupam empresas; entenda os motivos

Salário Mínimo: seguro-desemprego, abono do PIS, BPC/Loas e indenizações dos Juizados Especiais vão ter reajustes

14º salário do INSS: confira a data de pagamento e o valor a receber

Todavia, esses estabelecimentos terão a liberdade de escolher se irão ou não aceitar o vale-alimentação e o vale-refeição como forma de pagamento. Sendo assim, é necessário validar a prática e obedecer aos novos critérios de distinção entre os cartões.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o cidadão vai poder comer em qualquer instituição que aceite o vale e, com isso, optar por pagar refeições mais baratas, tendo em visto o aumento da concorrência, e assim, conseguir adequar melhor as suas preferências à disponibilidade de restaurantes.

A pasta informou também que o decreto espera abrir o mercado para permitir que aumente o número de empresas que aceitem o vale alimentação como forma de pagamento.

Vantagens do vale-alimentação

Essa modalidade de pagamento beneficia trabalhadores e também as empresas. Veja como:

Vantagens para o trabalhador Vantagens para a empresa
  • Acesso a uma alimentação de qualidade;
  • Melhorias na saúde, por causa da nutrição mais completa;
  • Possibilidade de realizar as refeições que desejar nos estabelecimentos de sua preferência;
  • Mais motivação para executar suas tarefas no trabalho;
  • Comodidade e segurança em ter um cartão para utilizar com as refeições.
  • Ter colaboradores mais motivados;
  • Maior produtividade;
  • Uma empresa que oferece benefícios tende a reter mais talentos;
  • Redução de faltas e atrasos.

 

Ressaltamos que o pagamento de vale-alimentação não é obrigatório e é considerado um benefício adicional ao trabalhador. Sendo assim, a empresa que paga esse benefício, divide os gastos de manutenção com o colaborador, por isso é descontado uma porcentagem do salário quando recebem o benefício.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Viktoriia Hnatiuk / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -