Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veículos isentos do IPVA 2024: veja se o seu está na lista

Clique e veja se o seu veículo está isento de pagar o IPVA em 2024 e os motivos pelos quais a isenção existe. Saiba mais!

A aproximação do pagamento do IPVA 2024 desperta em muitos contribuintes dúvidas sobre quais veículos estão isentos do tributo. Com o fim de 2023 se aproximando, o planejamento dos compromissos financeiros do inicio do ano começa a ser uma das prioridades. Alguns proprietários de automóveis podem estar livres dessa cobrança, vamos explicar o porquê.

A isenção do IPVA é um benefício concedido a determinados veículos ou proprietários, aliviando o ônus financeiro associado à posse de um veículo. Esse benefício visa promover a inclusão social e facilitar a mobilidade de grupos específicos. Entenda quais são os veículos isentos!

Quais veículos estão isentos do IPVA 2024?

isenção de IPVA
Imagem: Monthira / shutterstock.com

A isenção do IPVA 2024 pode ser concedida para determinados veículos, conforme definido por legislação específica regional. Isso pode englobar pessoas com deficiência, veículos antigos, veículos adaptados e até entidades filantrópicas.

Na prática, a liberação dos impostos é outorgada a algumas categorias conforme definido pelas leis estaduais. Sendo assim, para saber exatamente quem tem direito à isenção do IPVA 2024, é necessário consultar a regulamentação do seu Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em resumo, temos:

  • Veículos de combate a incêndio e salvamento;
  • Carros de transporte;
  • Pessoas com deficiência;
  • Veículos híbridos e elétricos;
  • Veículos com idade mínima;
  • Veículos pertencentes a entidades filantrópicas e religiosas.

Isenção por tempo de fabricação

Quando falamos de veículos isentos por tempo de fabricação, é importante ressaltar que cada estado possui a sua própria regra. Em alguns lugares, veículos antigos conseguem a isenção, enquanto em outros isso não acontece. Portanto, é importante verificar a regulamentação específica do seu estado para não ter surpresas desagradáveis.

Por exemplo, em São Paulo, a idade mínima para que o veículo seja isento é de 20 anos. Ou seja, em 2024, veículos com fabricação em 2003 não pagarão o IPVA. Agora, para Minas Gerais, por exemplo, a isenção se dá pelas placas pretas. Ou seja, cada região determina de uma forma e é importante informar-se sobre.

Imagem: Monthira / shutterstock.com