Devido à venda da Oi Móvel, o mercado de telefonia móvel tornou-se menos competitivo. Dessa forma, o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, acredita que o surgimento de uma nova operadora pode aumentar a competição no setor.
Em entrevista ao Estadão/Broadcast, o empresário afirmou que o órgão não hesitará em lançar uma quarta operadora móvel no Brasil, que seja diferente em cada região do país.
Baigorri acrescentou que a Anatel tem como papel estimular a concorrência, já que é um órgão regulador. Inclusive, isso seria possível ao inserir um quarto player no edital do 5G.
No entanto, ele acredita que o desafio está nas opções de novas operadoras, como Brisanet, Unifique, Copel e Cloud2U, que contam com serviços de fibra óptica. E, para oferecer serviços de telefonia celular, será necessário começar do zero.
Ainda na entrevista, Carlos Baigorri comentou sobre a implementação do 5G nas capitais brasileiras. Quando questionado sobre o atraso na ativação da nova rede até 31 de julho, ele afirmou que até o momento nada de concreto foi reportado ainda.
Mesmo com o prazo sendo curto e o projeto desafiador, Baigorri diz confiante que nos grandes centros, onde há pouco uso de TVs parabólicas, será possível fazer a limpeza da faixa de frequência para uso do 5G até 30 de junho.Entre no link abaixo e veja a matéria completa.