Criminosos podem ter usado dados vazados para pedir empréstimos?

Em virtude de golpes que estão sendo aplicados por criminosos devido a um megavazamento de dados, o Banco Central lançou o Registrato, uma ferramenta de utilidade pública que permite que as fraudes possam ser previamente identificadas e, então, denunciadas.

É corriqueiro que após ter os seus dados vazados, os cidadãos tenham movimentações em contas, cadastramento de chaves PIX e até mesmo empréstimos feitos em seu nome.

Nos últimos meses está sendo recorrente o aumento de denúncias devido a algumas movimentações em contas bancárias que não foram solicitadas ou realizadas por seu respectivo dono.

Quais são as ferramentos do site?

O site Registrato, lançado pelo Banco Central, sendo então, um site de confiança, permite que seja feito um monitoramento amplo, capaz de identificar ações como dívidas federais ou públicas, novos cadastramentos em chaves PIX, pedidos de empréstimo, abertura de contas em bancos, cheques sem fundo, venda e compra de moedas internacionais, entre outros.

A lista de consultas que podem ser realizadas no site é extensa: é possível ver a lista de dívidas com órgãos públicos que estejam inscritas no Cadin Federal, cadastramento de chaves PIX em bancos e instituições financeiras, dados referentes a transferências internacionais ou possíveis operações de câmbio, informações sobre financiamentos ou empréstimos feitos no nome do indivíduo.

Não necessariamente pelo indivíduo, ainda é possível consultar a relação de cheques que foram devolvidos e sobretudo, ainda é possível emitir uma certidão de inexistência de contas em banco.

Acesse o link abaixo e confira quem pode ter acesso às ferramentas do site.