Quem contratou o consignado do Auxílio Brasil realmente terá a dívida perdoada?

Em 2022, foi lançado o empréstimo consignado destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Dessa forma, além da Caixa Econômica Federal, outras poucas instituições financeiras ofereceram a modalidade de crédito.

Assim, entre os motivos para a baixa adesão dos bancos ao consignado do Auxílio Brasil estava o fato do crédito ser oferecido a pessoas em situação de vulnerabilidade social que, por muitas vezes, tinham no benefício sua única fonte de renda.

Então, muitos temiam o superendividamento dessa população.

Dessa forma, após recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), houve a suspensão do consignado destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil.

No entanto, não há previsão para que ele seja retomado. Pois, segundo a presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, essa modalidade de crédito passa por uma análise e tem baixas chances de retorno.

“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).

Dessa forma, estima-se que cerca de 3,5 milhões de beneficiários do programa social contrataram o consignado, o que gerou um débito de R$ 9,5 bilhões. Assim, com a sinalização do governo, muitos esperam que a dívida seja perdoada. Confira a matéria completa acessando o link abaixo.