Como doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

De acordo com o Orçamento Geral da União 2022, feito pela Receita Federal, a expectativa é que as doações de parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para projetos sociais chegue a apenas  R$ 250,25 milhões este ano.

A quantia doada poderia ser muito maior, chegando a R$ 5 bilhões, se todos os contribuintes efetuassem o procedimento que possibilita abater até 6% do Imposto de Renda devido, ou até 6% da restituição, destinando 3% para cada categoria de ação social, segundo um levantamento realizado pelo Itaú Social.

Mesmo ainda sendo uma prática bastante desconhecida, as doações de parte do IRPF a projetos sociais, culturais e esportivos têm aumentado a cada ano.

No momento em que o contribuinte está preenchendo a declaração do Imposto de Renda, ele pode escolher o fundo do idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente que ele quer doar e a esfera de atividade – nacional, estadual ou municipal.

Será preciso também optar pelo modelo completo da declaração, verificar o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”.

O próprio programa gerador da declaração emite uma lista dos fundos que podem receber doações do contribuinte, contudo, não é possível escolher uma entidade específica para doar. Arraste para cima e veja a matéria completa.