novo vírus zera a conta bancária e reseta celular

Malware

Linha branca

Um vírus trojan, responsável por fraudes bancárias e identificado pela primeira vez no Brasil em 2019, voltou a circular.

Porém, desta vez, com uma série de novos recursos. Segundo informações, o malware chamado BRata teria sido repaginado.

Agora, além de zerar as contas bancárias do aparelho, também consegue ativar um “kill switch”. Trata-se de uma ferramenta que executa uma redefinição de fábrica e limpa todos os dados do celular.

O novo recurso do malware foi identificado e revelado pela empresa de segurança Cleafy.

A empresa afirmou que, além do reset no celular, o BRata agora também possui rastreamento por GPS, comunicação com servidores de controle, capacidade de monitorar os aplicativos bancários das vítimas e, por fim, de direcionar as contas dos bancos localizados em outros países.

Ainda não há evidências de que o malware esteja se espalhando por meio da Google Play ou por outras lojas oficiais do Android. Para saber mais, confira a seguir na matéria.