Medida Provisória 1.085/2021 pode facilitar contratação de crédito

De acordo com um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a Medida Provisória 1.085/2021, conhecida como MP dos Cartórios, pode facilitar a contratação de crédito.

A medida tem como objetivo desburocratizar os processos cartorários e a centralização nacional das informações e garantias.

Ademais, o estudo aponta que, ao integrar os registros públicos em um sistema eletrônico unificado, a Medida Provisória dos Cartórios facilita a consulta aos registros sobre garantias, reduzindo custos de transação e aumentando a transparência do sistema.

Inclusive, na reunião da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC) Pedro Calhman, disse que a MP auxilia no processo de contratação de crédito ao simplificar os procedimentos imobiliários e regulamentar as garantias de móveis.

Contudo, na mesma sessão, o presidente da frente, deputado federal Alexis Fonteyne  (Novo-SP), afirmou que o crédito só funciona quando há garantias confiáveis.

Além de facilitar a contratação de crédito, a Medida Provisória 1.085/2021 pode reduzir o spread bancário ao aprimorar o sistema de garantias. Entre no link abaixo e veja a matéria completa.