Novo programa do Governo promete ajudar na vida financeira dos brasileiros; confira

A Receita Federal, em parceria com a B3, está trabalhando no Programa Auxiliar de Apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para operações de Renda Variável (ReVar).

De acordo com as normas tributárias do Brasil, as pessoas que possuem investimentos em renda variável devem recolher os impostos referentes aos lucros que conseguiram com as suas aplicações.

Assim, cada pessoa é responsável por emitir e pagar Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) dentro do prazo que a lei determina.

O novo programa do governo chega para auxiliar no cálculo do imposto que precisa ser pago. Além disso, ele também vai ajudar no preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

A ideia é que o novo programa do governo esteja disponível para todos os contribuintes pessoas físicas que possuem aplicações em renda variável.

Contudo, de acordo com o cronograma de desenvolvimento, entre janeiro e março de 2024, apenas alguns investidores poderão acessar o sistema, já que ele estará em fase inicial de testes.

Dessa forma, a partir de abril, o sistema vai liberar o acesso das pessoas que fazem apenas operações no mercado à vista, sendo que a liberação para todos deve acontecer apenas em 2025.

O novo programa do governo vai usar as informações da B3 para determinar quanto a pessoa precisa pagar de impostos. Também vai permitir a emissão das Darf e pré-preenchimento automático da declaração do Imposto de Renda.

Acesse o link abaixo e saiba como acessar.