O que fazer se receber o empréstimo consignado sem a sua autorização

As reclamações envolvendo empréstimos consignados liberados sem terem sido contratados têm crescido bastante.  O problema, que se tornou mais frequente depois do início da pandemia, tem sido uma das principais queixas referente a este tipo de crédito.

Geralmente, os idosos são as principais vítimas dessa ação indevida. Na maior parte dos casos, as abordagens dos criminosos são realizadas por telefone, com intenção de confundir os segurados.

Os golpistas se passam por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), algo que dificulta que a ação seja percebida pela pessoa que recebeu a ligação.

Caso você tenha descoberto que há um empréstimo não autorizado em seu nome, o correto é, no primeiro momento, não demorar a procurar a instituição que liberou o empréstimo para registrar o errado.

Depois de realizada a reclamação, você deve reunir documentos pessoais e até mesmo extratos bancários que possam ser utilizados para comprovar que se trata de uma fraude.

Segundo o INSS, também é importante que o segurado sempre verifique a situação do CPF pelo aplicativo Meu INSS. Arraste para cima e veja a matéria completa.