Saiba mais sobre a Privatização  da  Eletrobras

Novas ações da Eletrobras serão lançadas na bolsa de valores por meio do aumento de capital da empresa.  Isso quer dizer que o valor de participação do governo federal será reduzido para no máximo 45%. 

Atualmente, o Tribunal de Contas da União (TCU) detém 60% do capital da Eletrobras e é considerado o acionista majoritário.

Entretanto, alguns trâmites burocráticos devem ser seguidos para que o processo de privatização seja concluído.  Várias ações, como a capitalização da companhia, estão tentando barrar a operação que é vista como prioridade por parte do Poder Executivo.

Diferentemente do pretendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, até o momento somente uma estatal de controle direto do Tribunal de Contas da União foi vendida, a Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa).

Há uma possibilidade de uma pequena redução na conta de luz, mas isso durará apenas nos primeiros anos após a privatização.  Uma queda significante nas faturas não deve acontecer.

Quem tem prioridade para comprar as ações da Eletrobras são os atuais acionistas, empregados e aposentados da companhia. Entre no link abaixo e veja a matéria completa.