Trabalhador vai poder usar 50% do FGTS para comprar ações

Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o processo de capitalização da Eletrobras.  Com isso, trabalhadores de qualquer setor podem utilizar até 50% do fundo do FGTS para comprar ações da empresa, basta ter valores disponíveis na conta.

Para que isso seja possível, é utilizado o Fundo Mútuo de Privatização, criado em 2000 e já usado em outros casos, como nas empresas Petrobras e Vale.

Assim, é preciso dizer que existem dois modelos de fundos.  O primeiro é o FMP-FGTS, em que participam apenas as pessoas físicas com contas vinculadas ao FGTS.  O segundo é o FMP Recursos Próprios. Nesse caso, os investidores utilizam seu próprio dinheiro para realizar a aplicação.

Contudo, corretoras conhecidas, como a XP e Suno, afirmam que o principal risco para estes modelos de investimento com FGTS é que os FMPs passam a ser de renda variável.

Portanto, a recomendação é que o investidor pesquise e entenda se seu perfil é adequado com esse modelo.  Isso permite evitar frustração no futuro e também possíveis perdas.

Por fim, em teleconferência de resultados, o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, afirmou que pretende fazer a oferta de capitalização ainda em junho. Arraste para cima e veja a matéria completa.