União Europeia investe R$ 1,6 bilhão em país ‘ESQUECIDO’ da Europa; confira

Na última terça-feira (30), líderes da União Europeia decidiram investir mais na Moldávia, que fica no Leste Europeu.

O novo valor do repasse irá dobrar o apoio financeiro do grupo ao país, chegando a um total de 295 milhões de euros (cerca de R$ 1,6 bilhão).

A Moldávia, que fazia parte da antiga república soviética, hoje faz divisa com a Ucrânia e a Romênia. A seguir, entenda por que o pequeno país traz preocupações aos governantes de países da Europa.

A Moldávia receberá o investimento bilionário da União Europeia após denunciar uma invasão da Rússia ao país. Esse apoio acontece antes da reunião da Comunidade Política Europeia na Moldávia, marcada para o dia 10 de junho.

O suporte europeu vem aumentando à medida que a Moldávia rejeita o domínio da Rússia. O país tem grande importância para os russos, que veem no território um ótimo posicionamento estratégico para a guerra com a Ucrânia.

Caminhando cada vez mais para o centro da guerra entre Rússia e Ucrânia, a Moldávia começou a buscar ajuda de outros países, revelando um desejo de neutralidade. Nesse contexto, a Ucrânia ofereceu assistência militar ao país, caso a Rússia ameaçasse provocar um conflito.

Em mais um capítulo da história, a Moldávia acusou Moscou — capital da Rússia — de tentar desestabilizar a administração da presidente do país, Maia Sandu. Isso ocorreu após o presidente norte-americano, Joe Biden convidar Sandu para uma reunião com os países-membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Varsóvia.