Veja as doenças que possibilitam a aposentadoria por invalidez

Embora o trabalho possa ser estressante, ninguém gosta da ideia de se aposentar por problemas de saúde. Porém, ninguém está livre de imprevistos e algumas doenças ou acidentes podem incapacitar o trabalhador para realizar atividades laborais.

Através da aposentadoria por invalidez, o estado garante parte do sustento da pessoa, já que ela fica impossibilitada de trabalhar.

Abaixo, confira a lista de doenças que disponibilizam o benefício: – Câncer (neoplasia maligna); – Cegueira; – Paralisia irreversível e incapacitante; – Cardiopatia grave; – Mal de Parkinson; – Tuberculose ativa; – Hanseníase; – Alienação mental; – Espondiloartrose anquilosante;

– Nefropatia grave; – Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); – Síndrome da imunodeficiência adquirida — AIDS; – Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada; e – Hepatopatia grave.

Em suma, em todas as situações, um perito do INSS deve constatar a situação do contribuinte. Depois disso, será possível garantir a liberação de afastamento e aposentadoria.

O cidadão vai ter que recorrer à aposentadoria por invalidez junto ao INSS, pedindo a perícia. Entre no link abaixo e veja a matéria completa.