Veja erros comuns na declaração do Imposto de Renda e como evitar

Fazer a declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para milhões de brasileiros. Contudo, cumprir essa regra exige muita documentação, domínio de códigos e da burocracia.

Vamos mencionar erros muito comuns na hora de fazer sua declaração. E que podem fazer você cair na malha fina. Então, para saber como evitar esse tipo de situação, confira a seguir!

1. Problemas de digitação O preenchimento da declaração exige muita atenção, e muitos problemas podem acontecer apenas por conta de uma digitação errada. Imagine colocar um zero a mais em um valor, por exemplo, passando de R$ 1.000 a R$ 10.000.

2. Omissão de rendimentos com aluguel Esse tipo de problema ocorre quando você possui um ou mais imóveis alugados, mas não informa os rendimentos recebidos na declaração. Porém, o seu inquilino declara que pagou o aluguel, e a Receita cruza os dados e detecta a inconsistência.

3. Declaração de rendimento na ficha errada A classificação errada dos rendimentos também é algo comum. Assim, ela se divide em três tipos: tributáveis (como salário, aluguel, etc.); de tributação exclusiva (como juros sobre capital próprio); e não tributáveis (como rendimento da poupança e herança).

Arraste para cima e confira outros erros comuns que você pode cometer na declaração do Imposto de Renda.