Veja o que fazer se não receber o prêmio prêmios do Instagram 

Com a explosão do Instagram e o crescente número de perfis cadastrados na rede social, os usuários passaram a ter acesso a publicações que vão de casuais fotos na praia a imagens de divulgação de sorteios.

Os prêmios dos sorteios variam bastante. Os organizadores oferecem maquiagens, roupas, sapatos, celulares e até mesmo Pix.

Segundo a  Lei n° 5.768 diz que nenhuma pessoa, seja ela física ou jurídica, poderá promover ou realizar a distribuição de prêmio por meio de sorteios, concursos,  vale-brinde ou quaisquer operações, sem que os mesmos estejam previstos no Ministério da Economia.

Rômulo Brasil, advogado especialista em direito ao consumidor, em entrevista para o Inset, deu algumas dicas do que pode ser feito por quem ganhou um sorteio no Instagram, mas não recebeu o prêmio prometido.

– Fazer capturas de tela (os conhecidos prints) da publicação, seja ela uma imagem ou vídeo; – Denunciar ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); – Caso tenha ocorrido algum pagamento, acionar a polícia é o ideal, pois pode ser configurado crime de estelionato; – Procurar a Justiça para que a empresa seja multada.

Portanto, os sorteios não são legalizados no Brasil, e pelo o que pode se observar, precisam ser. Arraste para cima e veja a matéria completa.