Veja porque a inadimplência é menor entre clientes do Nubank 

Mesmo com mais pessoas de baixa renda em sua carteira de crédito, a inadimplência dos clientes do Nubank é menor que a dos bancos tradicionais, segundo relatório do UBS BB.

A inadimplência acima de 90 dias da fintech era de 3,5% ao final de 2021, abaixo da média do sistema financeiro brasileiro, que ficou em 5%.

Os analistas têm duas explicações para o baixo índice de inadimplência do Nubank. A primeira é que a fintech tem uma parcela muito maior de recebíveis de cartão sem juros, que têm um índice de inadimplência zero. Na comparação, fica 69% contra 52% dos bancos tradicionais, o que reduz o índice geral de inadimplência.

A reclamação mais comum de quem é cliente Nubank também é um dos fatores para o índice ser menor. É comum ouvir críticas ao banco digital afirmando que a fintech só disponibilizou R$ 50, ou até R$ 20 como limite inicial do cartão.

“O crédito ao consumidor também representa uma parcela menor dos empréstimos do que no sistema financeiro como um todo (21% vs. 35% para o sistema financeiro)” diz o relatório.

Em outras palavras, as duas políticas de crédito do Nubank, feitas para conceder crédito apenas depois do cliente mostrar que é ‘de confiança’ é o que torna o índice de inadimplência da fintech menor que o de outros bancos. Entre no link abaixo e veja a matéria completa.