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123Milhas: clientes prejudicados ainda têm risco de perder dinheiro?

23milhas pede recuperação judicial. Saiba se os clientes podem ficar sem receber o reembolso do valor pago na viagem.

Com cerca de R$ 2,3 bilhões em dívidas, a empresa online de viagens 123Milhas entrou com um pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte na última terça-feira (29). Com essa ação, clientes que tiveram suas viagens canceladas estão preocupados com a possibilidade de não receberem o reembolso por parte da agência.

Em uma publicação em sua rede social, a empresa declarou: “Estamos empenhados em atender a todos os nossos clientes, a fim de minimizar os transtornos que possam ter sido gerados”. Em nota oficial sobre o processo de recuperação judicial, a agência informou que se objetivo é “assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores”.

Situação da 123Milhas

Recentemente, a agência de viagens digital informou a decisão de cancelar os bilhetes de passagens aéreas adquiridos com tarifa promocional. Essas viagens estava programadas para acontecer entre setembro e dezembro deste ano. Dessa forma, como tentativa de amenizar o problema, a empresa ofereceu créditos fracionados correspondentes ao montante da aquisição, além de um acréscimo de 150% da taxa do CDI.

A empresa alegou que o motivo do cancelamento se deve a questões econômicas e ao mercado adverso. No entanto, clientes afirmam que saíram no prejuízo, já que a única forma de reembolso que a empresa ofereceu não cobre os gastos que tiveram.

O futuro dos clientes

A comarca de Belo Horizonte ainda não aceitou o pedido de recuperação judicial da empresa. Segundo o Instituto Brasileiro de Cidadania, os consumidores afetados devem ser os últimos a serem reembolsados. Isso porque, caso o pedido de recuperação seja aceito, a empresa deverá pagar primeiro créditos trabalhistas, tributários e pautados em garantias reais.

Os clientes que aceitaram a única forma de reembolso que a empresa ofereceu podem não conseguir realizar a troca do voucher. Entretanto, eles estão incluídos no processo judicial. Além disso, para os clientes que compraram de forma parcelada, especialistas recomendam o cancelamento das compras e o pedido de reembolso total dos valores já pagos.

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A efetivação do pagamento pode demorar mais de 18 meses, pois dependerá do tempo estipulado no plano de recuperação judicial. Em mais um comunicado oficial, a 123Milhas ressalta que a empresa “permanece fornecendo dados, informações e esclarecimentos às autoridades competentes sempre que solicitados”.

Imagem: Reprodução / Instagram @123milhas