Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 segredos para você não perder seu emprego para a inteligência artificial

Algumas dicas podem fazer a diferença no momento do profissional se destacar frente à inteligência artificial. Saiba mais!

Os últimos anos foram marcados pelo desenvolvimento e aprimoramento da inteligência artificial (IA). Contudo, com a alta da IA, muitas pessoas estão receosas de perderem seus cargos para esse novo ‘concorrente’.

O que não é à toa, afinal, diversos especialistas da área apontam que a IA pode executar serviços semelhantes em um tempo mais curto e, a longo prazo, mais barato. Ou seja, tende a ser uma ferramenta mais vantajosa para as empresas.

Felizmente, os especialistas apontam que existem algumas formas para que o profissional consiga ser competitivo frente à nova tecnologia. Assim, vale se atentar a quatro ‘segredos’ que podem servir para esse cenário marcado pela inteligência artificial.

Concorrência frente à inteligência artificial

Como apontado anteriormente, a inteligência artificial deve se tornar um concorrente em diversas áreas de trabalho. Em entrevista ao portal UOL, André Goulart, engenheiro especialista em IA, aponta que “quando você compara qualquer trabalho que um ser humano tem que fazer, isso é caro, tem um limite de escala e leva tempo”.

Ainda na entrevista, Goulart complementa que “com inteligência artificial, você permite que tudo seja feito com mais velocidade, com escala praticamente infinita e a baixo custo”.

Quatro segredos para se manter relevante

Foco nas ‘skills’

O Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), por meio do Pulse of the Profession 2023, aponta alguns dos fatores mais relevantes para empresas da América Latina no momento de avaliar um profissional. Além da questão técnica, as ‘skills’ são bem valorizadas no mercado de trabalho. Nesse sentido, o indivíduo pode buscar desenvolver:

  • Boa comunicação;
  • Capacidade de solucionar problemas;
  • Pensamento estratégico;
  • Liderança.

Foco no fator humano

Simultaneamente à capacidade de comunicação e organização, outro ponto que a se destacar é a capacidade de entender e lidar com os profissionais. Ou seja, a tecnologia ainda não pode substituir a relação humana.

Especialize-se

Ainda que não seja só pela concorrência com a IA, é válido se especializar. Inclusive, os especialistas apontam que um bom caminho para o profissional moderno é avançar nos estudos relacionados à programação.

Trabalhe com a inteligência artificial

Por fim, mas não menos relevante, é válido trabalhar junto com a Inteligência Artificial. Conforme Goulart, o “segredo é ter interesse, aprender e explorar mesmo, porque é uma ferramenta que está aí, então quem tiver mais flexibilidade tem uma vantagem”.

Imagem: Stokkete / shutterstock.com