Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 mentiras que os recrutadores SABEM quando você conta

Apesar da tentativa de enriquecer o currículo, a mentira contada em entrevistas de emprego prejudicam os candidatos.

Para conseguir uma vaga de emprego, muitos candidatos passam dos limites e acabam mentindo em seus currículos. Com essas mentiras, eles buscam se destacar entre os concorrentes e citam habilidades e qualidades que não são deles. 

Como mentira tem perna curta, isso não passa desapercebido pelos recrutadores e o candidato é eliminado automaticamente. Mas como eles sabem quando os candidatos mentem? Veja no texto a seguir. 

As 5 mentiras que os recrutadores mais ouvem

Por possuírem anos de experiência na área de recrutamento de novos funcionários, os profissionais responsáveis pelas entrevistas de emprego já sabem quando o candidato está mentindo. Das mentiras mais contadas pelos entrevistados, podemos citar algumas. 

Dizer que são fluentes em outros idiomas: essa é uma mentira muito fácil de ser descoberta pelo entrevistador. Se a vaga exige fluência em alguma língua e o candidato afirma cumprir esse quesito, um teste oral é feito no momento da entrevista. Além disso, o idioma pode ser necessário para o dia a dia no emprego e o mentiroso vai se dar mal. 

Listar habilidades: assim como a fluência em um idioma, as competências de um candidato também são testadas no momento da entrevista. Então se o entrevistado mentir, será desmentido facilmente. 

Falar sobre a razão da saída do emprego anterior: nesse momento, é comum que o candidato minta, principalmente se o motivo da saída do outro trabalho foi a demissão. Independentemente da razão pela qual o profissional for demitido, a honestidade sempre é melhor que a mentira. 

Citar cargos anteriores: por mais que o entrevistado queira mostrar que tenha competência e experiência para assumir a vaga ofertada, ele não deve mentir sobre posições que ocupou anteriormente. 

Salários anteriores: os candidatos costumam mentir sobre o salário que ganhavam em empregos anteriores na tentativa de ganhar um valor maior no novo emprego. Entretanto, essa é uma informação que é checada facilmente com as outras empresas e o mentiroso terá a reputação prejudicada. 

Como melhorar meu currículo sem experiência ou habilidades técnicas? 

Caso você não tenha habilidades ou experiência em outros empregos, procure saber quais empresas oferecem vagas para cargos que não exigem esses requisitos. Além disso, outros pontos podem ser destacados pelo candidato, como habilidades interpessoais e atitudes diante de algumas situações. 

O mais importante é sempre se manter honesto e não mentir no currículo nem na entrevista. Isso desclassifica o candidato e mancha sua imagem no mercado de trabalho.

Imagem: Reprodução/Shutterstock