Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A todo vapor: produção de gasolina da Petrobras é a maior em 9 anos

Relatório da Petrobras registra recorde na produção própria de gasolina desde 2014. Veja mais informações a seguir.

Na última terça-feira (11), a Petrobras divulgou seu relatório de produção do mês de junho. Os dados apontam que a petroleira bateu recorde mensal, sendo essa a maior produção própria de gasolina dos últimos nove anos.

As informações apresentadas são de que os resultados positivos são referentes ao refino de gasolina e diesel S10. Siga na leitura para saber mais sobre o relatório recentemente apresentado.

Petrobras tem, em junho, maior produção mensal de gasolina desde 2014

De acordo com a estatal, no mês de junho a petroleira chegou a um volume de 2,01 bilhões de litros de gasolina em suas refinarias. Os números representam o melhor resultado obtido nos últimos nove anos.

Além da gasolina, o relatório de junho também apresentou o recorde de diesel S10. No mês foram produzidos 2,11 bilhões de litros. O mais recente recorde do combustível havia sido registrado no último mês de maio. 

Segundo a petroleira, a alta na produção de gasolina e diesel no último mês foi essencial para que a demanda fosse atendida, uma vez que as vendas em junho também aumentaram. Enquanto a gasolina subiu 26%, o diesel subiu em 2,9% nas vendas.

Aumento de produção nas refinarias

A alta na produção vem sendo um fenômeno observado também ao longo do último trimestre. O Fator de Utilização Total (FUT), que representa o quanto da capacidade das refinarias que está sendo utilizado, alcançou incríveis 93% no segundo trimestre de 2023. O percentual é o maior visto desde 2015.

Por meio de nota, a Petrobras destacou o aumento das vendas dos combustíveis no mercado nacional e informou que a petroleira tem adotado como estratégia um maior foco no refino da gasolina e diesel.

Também foi revelado no relatório da Petrobras que 72% do processamento de petróleo é proveniente do pré-sal, sendo esse um dos focos da petroleira nos últimos anos.

Imagem: rafastockbr/ Shutterstock.com