Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Abono do PIS 2022: o que fazer se o valor não foi depositado?

A Caixa Econômica Federal continua a pagar o abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) 2022. A maioria dos trabalhadores do setor privado têm dúvidas quanto ao benefício, se têm direito e como recebê-lo. Então, se você está preocupado, leia o texto a seguir que iremos tirar suas dúvidas.

O PIS é um abono salarial que tem o objetivo de auxiliar profissionais de baixa renda. Os empregadores ou empresas privadas contribuem mensalmente, através dos impostos, e o valor é mantido no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A contribuição é recolhida para ser utilizada no pagamento das cotas do FGTS, seguro-desemprego, PIS, e do abono salarial.

Como saber se tenho direito ao PIS 2022?

Então, observe abaixo o que é necessário para receber o abono salarial (PIS):

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP por no mínimo cinco anos;
  • Ter recebido salário mensal de até dois salários mínimos no ano-exercício;
  • Ter realizado atividade remunerada para empresas por no mínimo 30 dias no ano-exercício considerado;
  • É importante que os dados do trabalhador estejam corretos pelas empresas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Meu PIS não foi depositado – O que fazer?

Inúmeros motivos podem causar o atraso no depósito do benefício na conta do colaborador. Assim como falhas nas informações recebidas do PIS, a empresa empregadora ou o trabalhador podem ter preenchido dados erroneamente. Contudo, a situação poderá ser solucionada pelo próprio beneficiário ao atualizar as informações ou dados errados. 

Então, ligue para a Caixa Econômica Federal para solicitar a atualização das informações no banco de dados. O número da central de atendimento “Alô Cidadão” é 0800 726 0207.

Trabalhadores de 2021 recebem o PIS em 2022?

De acordo com a Caixa, as pessoas que trabalharam em 2021 não receberão o benefício em 2022. O PIS pago em 2022 é com base no ano de 2020. Logo, é preciso ter trabalhado formalmente, com carteira assinada em 2020, preenchendo os requisitos e assim receber o PIS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com