Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, colocar o CPF na nota aumenta o score de crédito?

Há alguma influência do CPF na nota fiscal no seu score de crédito? Descubra a resposta e as demais informações por aqui!

O score é uma pontuação que mostra o consumidor como está a disponibilidade de crédito no mercado. Logo, quanto maior ele é, mais poder de compra ele tem. Porém, colocar o CPF na nota aumenta o score, afinal?

Essa é uma das dúvidas que podem surgir entre as pessoas, especialmente quando elas precisam de alternativas para aumentar essa pontuação. Saiba mais detalhes sobre essa questão na sequência!

CPF na nota aumenta o score de crédito?

Tela de celular mostrando pontuação de Score
Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com

A ideia de que colocar o CPF na nota fiscal aumenta o score de crédito é um mito. A pontuação não é influenciada por essa ação, pois os órgãos responsáveis pela avaliação do score de crédito, como a Serasa, não utilizam as informações da nota fiscal para esse cálculo. Dessa maneira, não há como um simples CPF em uma nota fiscal se converter em aumento dessa pontuação.

Veja também:

O que vai mudar no FGTS a partir de 2024?

Apesar de não poder contribuir para o seu score de crédito, incluir o CPF na nota fiscal apresenta outras vantagens. Em muitos estados brasileiros, programas de incentivo à emissão de notas fiscais oferecem benefícios como abatimentos em impostos aos consumidores que registram o documento na nota fiscal.

Além disso, ao optar por incluir o CPF na nota, o consumidor pode ganhar maior respaldo na troca ou devolução de produtos e serviços adquiridos, por exemplo.

Como aumentar o score?

Deve-se ressaltar que o score de crédito aumenta com base na sua relação com esse mercado. Ou seja, demonstrar um histórico de pagamentos em dia e um bom gerenciamento de suas dívidas financeiras é o segredo para melhorar sua pontuação.

Logo, isso pode acontecer se o consumidor controlar seus gastos de forma efetiva. Assim, é possível utilizar aplicativos de gestão financeira ou adotar um plano de pagamento rigoroso, por exemplo.

Por fim, entre os fatores considerados para o aumento do score, estão o pagamento do crédito contratado, as solicitações de crédito, o histórico de dívidas e a evolução financeira contribuem para o aumento ou a diminuição da pontuação. Dessa forma, a simples inclusão do CPF na nota fiscal não tem nenhum impacto nesse cálculo.

Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com