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Afinal, colocar o CPF na nota aumenta ou não o score?

Veja se você pode aumentar o score de crédito ao colocar o número de seu CPF na nota fiscal após uma compra.

“Gostaria de colocar o CPF na nota?”. Você com certeza já deve ter escutado essa pergunta ao chegar no caixa de algum estabelecimento. Sabe-se que essa prática é importante porque evita a sonegação fiscal e permite que o consumidor faça a devolução ou troca do item, em caso de avarias. No entanto, será que colocar a sequência no nota pode aumentar o score de crédito?

É importante entender que o fator mais relevante que incide sobre o score é o comportamento do consumidor no mercado financeiro. Isso significa que atividades e hábitos que demonstrem um bom gerenciamento financeiro influenciam positivamente o score, enquanto práticas como atrasos de pagamento afetam negativamente.

Saiba se colocar o CPF na nota aumenta ou não o score

De maneira resumida, para a resposta feita no começo do texto, a resposta é não. Adicionar o CPF na nota fiscal não é um elemento que promove o aumento do score. E é fácil entender por qual razão isso acontece: as entidades responsáveis pelo cálculo do score não utilizam a nota fiscal como variável em sua avaliação. 

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Enquanto a inclusão do CPF na nota fiscal não contribui no aumento do score, ela pode garantir certos benefícios. Alguns estados possuem programas que oferecem vantagens aos consumidores que optam por incluir o CPF na nota fiscal. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o programa Nota Fiscal Gaúcha realiza sorteios mensais.

Nota fiscal saindo de impressora
Imagem: Sergiy Zavgorodny / shutterstock.com

Classificação da pontuação

Atualmente, o score de crédito é dividido em quatro grupos: 0 a 300 (baixa pontuação), 301 a 500 (regular), 501 a 700 (bom) e 701 a 1000 (excelente). Dessa maneira, cada um desses níveis reflete a confiabilidade do consumidor no que tange à sua capacidade de honrar compromissos financeiros.

Os fatores que contribuem para o aumento ou redução do score são vários e contemplam aspectos como o pagamento sem atrasos, o número de solicitações de crédito feitas pelo consumidor e o histórico de dívidas. Não existe, portanto, uma fórmula mágica para aumentar a pontuação, e práticas como colocar o CPF na nota fiscal não são garantia de um score mais alto.

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