Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como declarar criptomoedas no Imposto de Renda?

Descubra como declarar seus investimentos em criptomoedas no Imposto de Renda 2023.

Declarar criptomoedas no Imposto de Renda é uma responsabilidade cada vez mais relevante em um mundo em que as moedas digitais ganham espaço. Para muitos investidores, esse processo pode parecer complexo e confuso, mas a boa notícia é que com o devido conhecimento e organização, ele pode ser realizado de forma eficiente e legal.

Neste guia, iremos desvendar os passos necessários para declarar suas criptomoedas no Imposto de Renda, desde a identificação dos ativos até a correta inclusão das informações na declaração.

Declaração Pré-Preenchida: Uma Novidade para os Investidores de Criptomoedas

uma pessoa usando celular ao lado de várias criptomoedas em cima de notebook
Imagem: Chinnapong / shutterstock.com

Nesse sentido, em 2023, os investidores de criptomoedas tiveram acesso a uma declaração pré-preenchida, que conta com algumas informações fornecidas pelas corretoras onde os ativos estão armazenados. Isso certamente facilita o processo. Todavia, é imprescindível ter todas as informações necessárias em mãos. Isso inclui:

  • Quantidade de moedas que possui;
  • Todas as compras;
  • Vendas e transferências que realizou ao longo do ano;
  • Valor de aquisição das criptomoedas em reais – não o valor de mercado atual;
  • Documentos fiscais e de identificação.

Assim, é de extrema importância ser preciso nessa etapa para evitar possíveis equívocos.

Conheça os Códigos de Classificação das Criptomoedas

Contudo, a Receita Federal classificou as criptomoedas em cinco categorias diferentes, sendo cada uma delas representada por um código. O código 1 é para o Bitcoin, o código 2 para as Altcoins, o código 3 para as stablecoins, o código 99 para a criptomoeda que não se encaixa nas opções anteriores e assim por diante.

Veja também:

Conheça os MELHORES bancos para quem é MEI abrir uma conta

Entretanto, atente-se para usar o código correto para cada tipo de moeda que possui. Nesse sentido, essa organização ajuda a Receita a entender melhor a distribuição do seu investimento.

Passo a passo para declarar

  • Entre no site da Receita Federal;
  • Acesse a Ficha Bens e Direitos;
  • Selecione o Grupo 08 – Criptoativos;
  • Na sequência, escolha o código da moeda a ser declarada: 01 para Bitcoin, 02 para Altcoins (ETH, LTC e outras), 03 para Stablecoins (USCD, BUSD e outras), 10 para NFTs e 99 para outros criptoativos;
  • Preencha os dados pedidos como valores negociados, datas, dados da corretora, entre outros;
  • Anexe os documentos comprovando as transações.

Por fim, vendas de criptomoedas que somam menos de R$35 mil por mês não sofrem tributação sobre o lucro. Porém, mesmo estando isentas, essas transações devem ser declaradas, caso o valor de aquisição das criptomoedas que você possui no último dia do ano for igual ou superior a R$5 mil.

Imagem: Chinnapong / shutterstock.com