Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, consumir bebida alcoólica no trabalho dá demissão?

É proibido consumir bebida alcóolica no trabalho? Essa ação pode gerar demissão? Saiba tudo sobre o assunto e prepare-se para o fim de ano!

Em diversos momentos, a possibilidade de consumir bebidas alcoólicas no ambiente de trabalho pode aparecer. No entanto, ainda que não haja, atualmente, nenhuma lei que proíba a prática, é preciso tomar muito cuidado com a decisão.

Contudo, mesmo não havendo nenhuma proibição, é importante lembrar que a orientação geral é de não consumir, independentemente do período. Assim, mesmo que seja no horário do almoço ou antes de começar o seu turno, é sempre bom evitar.

Porque evitar consumir bebida alcoólica no trabalho?

Confraternização
Imagem: SeventyFour / Shutterstock.com

O Código do Trabalho do Brasil (CLT) menciona o consumo de álcool no ambiente de trabalho no artigo 482. Este artigo estabelece que a “embriaguez habitual ou em serviço” pode, sim, ser um dos motivos para a demissão por justa causa.

Veja também: Veja a lista dos 26 números mais sorteados na Mega da Virada

No entanto, para a aplicação desta pena, a empresa precisa apresentar provas concretas. Confissões ou testes de bafômetro são exemplos de provas incontestáveis. Notavelmente, provar esta infração no cenário de home office é mais desafiador.

Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), explica que normalmente uma pessoa não é demitida por ser vista consumindo bebidas alcóolicas durante o horário de almoço. Todavia, exagerar no consumo de álcool, alterando o comportamento, pode levar a uma advertência, suspensão ou até uma conversa séria.

E quando há confraternizações de fim de ano?

No contexto de comemorações de fim de ano, em que a empresa fornece bebidas alcoólicas ou autoriza o seu consumo após o período de trabalho, não é permitido punir o funcionário pelo ato. Contudo, se as ações do funcionário prejudicarem terceiros nesses eventos, a empresa pode se responsabilizar.

Vale lembrar que as políticas internas das empresas têm a liberdade de serem mais ou menos tolerantes em relação ao consumo de álcool. Por exemplo, há locais em que acredita-se que o consumo de bebidas alcoólicas aumentou a produtividade da equipe, promovendo criatividade e um ambiente de trabalho mais alegre.

No fim das contas, é importante lembrar que o equilíbrio é a chave. Mesmo em momentos descontraídos, não é aconselhável abusar do consumo de álcool. O ambiente de trabalho requer uma certa formalidade e respeito às regras, sejam elas explícitas ou implícitas.

Imagem: SeventyFour / shutterstock.com