Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, é possível se tornar MEI estando negativado? Entenda

É possível abrir MEI mesmo com dívidas no nome? Descubra se é possível formalizar seu negócio e os benefícios que acompanham a legalização.

A decisão de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é uma jornada emocionante, mas algumas pessoas podem se sentir desencorajadas devido a dívidas passadas que resultaram em restrições em seus nomes.

Inclusive, muitos brasileiros se questionam se é mesmo possível abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Esclareça todos as suas dúvidas sobre o assunto a seguir!

Abrir MEI com restrições: é possível?

Homem sentado em uma mesa e olhando para o celular, com expressão de choque. Ao lado dele está escrito: "MEI - Microempreendedor Individual".
Imagem: voronaman / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A boa notícia é que você pode, sim, abrir um CNPJ como Microempreendedor Individual, mesmo que esteja com o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. No entanto, muitas pessoas desconhecem essa informação.

Contudo, o processo de registro do MEI não envolve uma análise de crédito ou uma verificação do histórico de dívidas pessoais. Portanto, não há restrições que impeçam alguém com dívidas passadas de se tornar um MEI.

Benefícios de formalizar o seu empreendimento

Previdência social:

Uma das principais vantagens de se tornar MEI é a possibilidade contribuir para a Previdência Social por meio dos pagamentos das guias DAS. Isso garante benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e muito mais. Assim, ao regularizar sua situação previdenciária, estará investindo no seu futuro financeiro e bem-estar.

Menores custos tributários:

O MEI possui uma carga tributária reduzida em comparação com outras formas de negócios. Simplificando a gestão financeira e tornando o empreendimento mais acessível.

Veja também:

7 profissões que te permitem ganhar muito dinheiro até mesmo quando não está trabalhando

Emissão de notas fiscais:

Como MEI, você tem a capacidade de emitir notas fiscais para seus clientes. Isso aumenta sua credibilidade no mercado e permite mais opções de negócios.

Acesso a benefícios bancários:

Muitas instituições financeiras oferecem condições especiais para MEIs, incluindo linhas de crédito facilitadas e contas empresariais com taxas reduzidas.

Regularização empresarial:

Tornar-se um MEI formaliza o seu negócio, o que pode abrir portas para oportunidades e parcerias comerciais que não estariam disponíveis para empreendimentos informais.

Em suma, ter o nome negativado não impede que abra um MEI. Desse modo, aproveite todos os benefícios da formalização, como os listados logo acima. Este passo pode ser o primeiro na jornada para reverter sua situação financeira e construir um futuro mais seguro.

Imagem: voronaman / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital