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Afinal, já é possível se preparar para o Imposto de Renda 2024?

Veja o que já é possível fazer para se preparar para a Declaração de Imposto de Renda de 2024. Saiba a documentação!

O ano fiscal já está acabando e é preciso já começar a se preparar para a declaração do Imposto de Renda 2024. É possível iniciar a preparação dos documentos e comprovantes deste ano-base de 2023.

A organização dos documentos necessários é uma tarefa que exige um planejamento cuidadoso e atenção aos detalhes. Isso porque é através da declaração do Imposto de Renda que o contribuinte informa os rendimentos sujeitos à tributação que recebeu ao longo do ano e as deduções permitidas em lei que podem reduzir o valor do imposto devido.

O que é necessário para a declaração do Imposto de Renda?

Aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita Federal em smartphone
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Além de declarar os rendimentos tributáveis, os contribuintes também devem informar à Receita Federal sobre eventuais movimentações financeiras realizadas tanto no Brasil, quanto no exterior. Isso inclui informações bancárias anuais e comprovantes de várias fontes de renda, incluindo os valores recebidos de pessoas físicas e jurídicas.

Existem vários documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda de 2024. Isso inclui:

  • Informes bancários anuais de contas no Brasil e no exterior;
  • Comprovantes de rendimentos recebidos de pessoas jurídicas no Brasil e no exterior (como salários e rendimentos autônomos);
  • Comprovantes ou informações sobre o recebimento de rendimentos de pessoas físicas no Brasil e no exterior (como aluguéis);
  • Documentos sobre despesas médicas, de educação e de outros tipos que podem ser deduzidos;
  • Informações sobre a aquisição ou venda de bens e direitos durante o ano.

Orientações para evitar problemas na declaração

Ao se planejar e se organizar adequadamente, é possível adotar estratégias para diminuir a tributação e otimizar a declaração do Imposto de Renda 2024. Por exemplo, fazer aplicações em previdência privada ou realizar doações podem ajudar a reduzir o valor do imposto devido.

Também é aconselhável manter os documentos e informações utilizados na declaração por pelo menos cinco anos após a entrega da declaração, pois as autoridades fiscais podem solicitar essas informações a qualquer momento durante o período.

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Assim, além de garantir que a declaração está correta, é essencial manter um registro organizado de todas as informações e documentos fiscais. Por fim, com uma preparação adequada e mantendo um registro cuidadoso dos documentos e das informações fiscais, os contribuintes podem otimizar suas declarações, minimizar o valor do imposto devido e evitar problemas com as autoridades fiscais.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com