Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que é Ibovespa e como funciona?

O Ibovespa pode fazer parte do cotidiano de muitas pessoas que ouvem falar sobre o tema, mas não sabem do contexto. Entenda!

Acompanhar o noticiário econômico do Brasil pode parecer confuso para alguns, principalmente quando nos deparamos com afirmações como “o Ibovespa caiu” ou “o Ibovespa subiu”. O importante, no entanto, é entender que é um indicador extremamente relevante para quem investe ou tem interesse no mercado de ações. 

O Ibovespa é um indicador que mede o desempenho médio das cotações de ações negociadas na B3, a Bolsa de Valores oficial brasileira. É muito relevante para quem investe, pois funciona como uma bússola que direciona as decisões de investimento, uma vez que acompanha a performance de algumas das ações mais relevantes do mercado.

Como é calculado o Ibovespa?

Formado por uma carteira teórica composta pelas ações mais negociadas na Bolsa, o Ibovespa tem seu cálculo baseado nas oscilações desses ativos. A ideia é que, por meio desse índice, seja possível medir o desempenho das maiores empresas que estão na B3. Isso oferece uma visão bastante fidedigna do que acontece no mercado de ações brasileiro.

Veja também:

Nova pesquisa revela as 8 profissões mais felizes do mundo

Sendo assim, investidores, analistas financeiros e gestores de fundos estão entre os profissionais que usam os resultados para definir estratégias e comparar o desempenho de seus portfólios. 

No entanto, vale mencionar que cada ativo que compõe o Ibovespa tem um peso, que sofre influência de aspectos como preço das ações e quantidade negociada – portanto, há ativos que impactam mais o índice que outros.

Imagens de gráficos
Imagem: TAW4 / Shutterstock.com

O que significa quando sobe ou desce?

Ter um entendimento claro do comportamento do Ibovespa pode oferecer insights valiosos sobre o mercado financeiro. Quando o Ibovespa sobe, significa que a maioria das ações que o compõem valorizou. 

Por outro lado, quando o IBOV apresenta baixa, é um sinal de que a maior parte das ações desvalorizou. Contudo, isso não significa que todas as ações tiveram o mesmo desempenho, pois essa variação é ponderada pelas diferentes empresas e as ações específicas que as compõem.

Imagem: TAW4 / Shutterstock.com