Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que é recessão econômica?

Existem diversos fatores que podem levar a uma recessão econômica. Entenda quais são e que efeitos eles têm sobre a população.

Vários fatores podem levar um país a entrar em uma recessão econômica. Um dos principais é o ciclo natural da economia, no qual as fases de expansão são seguidas por fases de contração. Durante os períodos de expansão, a economia cresce, os investimentos aumentam e o emprego prospera.

No entanto, em algum momento, ocorrem ajustes e correções que levam a uma desaceleração econômica. Além disso, as mudanças políticas também podem iniciar uma recessão. Por exemplo, o aumento de impostos pode reduzir a disponibilidade da renda, levando a uma redução no consumo e nos investimentos. 

Da mesma forma, a redução dos gastos governamentais e políticas monetárias restritivas, como aumento da taxa de juros, podem diminuir a demanda agregada e desacelerar a atividade econômica.

Impactos e consequências da recessão econômica

A recessão econômica não se restringe apenas ao nível financeiro. Ela também tem influência na vida das pessoas e nas diversas áreas sociais. Um dos principais efeitos da recessão é o aumento do desemprego.

Com a queda na atividade econômica, as empresas pagam a produção e, muitas vezes, são obrigadas a demitir funcionários, gerando um aumento no número de desempregados. Além disso, a recessão também causa uma queda na renda da população.

Com o desemprego em alta, as pessoas têm menos oportunidades de trabalho e, consequentemente, menos renda disponível para gastar. Isso afeta diretamente o consumo e pode levar a um ciclo vicioso de queda na demanda, o que prejudica ainda mais a atividade econômica.

Desigualdade Social

Outro impacto importante da recessão é o aumento da desigualdade social. Normalmente, os grupos mais vulneráveis da população são os mais afetados pela recessão, pois têm menos recursos para enfrentar as dificuldades.

Com isso, o aumento da pobreza e dificuldades no acesso à saúde e educação são consequências que podem agravar as desigualdades existentes. Dessa forma, a recessão também pode ter efeitos negativos em outras áreas essenciais.

Com a queda na arrecadação de impostos e a redução dos gastos públicos, os investimentos em áreas como sistema de saúde e educação, por exemplo, podem ser reduzidos.

Imagem: Naypong Studio/shutterstock.com