Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, por que as passagens aéreas estão mais caras?

Entenda a alta nos preços das passagens aéreas no Brasil e conheça os desafios enfrentados por empresas e consumidores do setor.

Entre janeiro e setembro de 2023, houve um aumento médio de 14% na taxa aérea brasileira em comparação com o mesmo período de 2019. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) atribui essa tendência ascendente nos preços das passagens aéreas a um fenômeno global.

Atualmente, as companhias aéreas em todo o mundo estão tentando neutralizar os efeitos devastadores da maior crise da história da aviação, segundo informa a nota da Abear. Confira a seguir detalhes desse cenário.

O que explica a alta no preço das passagens aéreas?

Alta no preço das passagens aéreas
Imagem: TravnikovStudio / Shutterstock.com

Como mencionado, a alta no preço da taxa aérea tem surpreendido os brasileiros há vários meses. A Abear argumenta que esse aumento na tarifa média das passagens aéreas no Brasil é influenciado por fatores externos.

Isso porque o setor da aviação é bastante sensível a variações cambiais e ao preço dos combustíveis. Por exemplo, o querosene de aviação registrou uma alta surpreendente de 86% na mesma janela de comparação.

Como os preços do Brasil se comparam com os do mercado mundial?

A Abear, em nota, cita um estudo da Cirium, empresa especializada em análises de aviação, que revela que os preços médios dos bilhetes aéreos para centenas dos trajetos mais populares subiram 27,4% a partir do início de 2022.

Notavelmente, a Abear também observa que o mercado brasileiro tem um desempenho superior ao norte-americano no setor aéreo.

Nos Estados Unidos, a tarifa aérea média do segundo trimestre de 2023 foi 10% maior do que no mesmo período em 2019, conforme os dados do Departamento de Transporte dos EUA (DoT). Entretanto, no Brasil, o valor médio dos bilhetes caiu 1,2% durante o mesmo período, de acordo com a Anac.

Média de preços das passagens aéreas

Na realidade, os preços das passagens aéreas atingiram uma média de R$ 602,74 de janeiro a setembro de 2023, segundo dados da Anac. Isso representa uma queda de 8% em comparação com o mesmo período de 2022, mas ainda um aumento de 13,7% quando comparado com 2019.

Em suma, as empresas aéreas continuam enfrentando desafios significativos e o mercado permanece altamente volátil, mas há esperança de que a situação possa melhorar em um futuro próximo.

Veja também:

Cartão com auxílio de R$ 150 começa a ser entregue; veja se tem direito

Nesse sentido, o governo federal tem pressionado as companhias de aviação para tomarem providências no sentido de reduzir os preços das passagens. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que as companhias aéreas vão lançar um pacote de descontos nos voos domésticos no dia 20 de dezembro.

Imagem: TravnikovStudio / Shutterstock.com