Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, quanto tempo demora para um empréstimo cair na conta?

Quer fazer um empréstimo mas não sabe quando o dinheiro cai na sua conta? Descubra agora

Manter as finanças equilibradas pode ser um grande desafio, o que faz com que, algumas vezes, um empréstimo seja a solução, tanto para fechar as contas no verde quanto para comprar algum item dos sonhos.

Mas apesar de ser um recurso muito conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o procedimento, principalmente sobre o tempo que leva até o dinheiro do empréstimo realmente cair na sua conta. Dessa forma, esclareça a seguir suas dúvidas.

Após o empréstimo, em quanto tempo o dinheiro cai na conta?

Pessoa entregando diversas notas de 100 reais para outra pessoa.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

O intervalo entre a finalização do empréstimo, com toda a documentação e assinaturas, e o recebimento do dinheiro varia bastante a depender do formato da operação e da instituição financeira.

O empréstimo pessoal costuma ser o modelo mais demorado, pois são realizadas análises no CPF do solicitante e em todos os documentos fornecidos no processo. Por outro lado, os modelos de desconto na folha, como o FGTS e consignado podem ter períodos mais curtos para finalização.

Os principais tipos de empréstimos pessoais

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito que permite aos tomadores receberem uma quantia em dinheiro. Além disso, geralmente não há a necessidade de oferecer garantias, como veículos ou imóveis, mas a análise de CPF é comum no processo. Conheça os principais modelos.

Empréstimo Consignado 

O empréstimo consignado é uma modalidade na qual há o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento do titular do empréstimo. Essa forma de crédito é geralmente direcionada a grupos específicos, como:

  • Aposentados;
  • Pensionistas; 
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Servidores públicos federais, estaduais ou municipais (ativos ou inativos);
  • Trabalhadores com carteira assinada. 

Algumas de suas principais vantagens são taxas de juros mais baixas, prazos mais longos e acessibilidade para negativados. Isso acontece porque, como o desconto da parcela acontece automaticamente da folha de pagamento, o risco de inadimplência é menor.

Empréstimo FGTS: 

O empréstimo FGTS utiliza o próprio fundo como garantia, permitindo ao tomador obter crédito com taxas de juros vantajosas. Além disso, o desconto das parcelas se dá por meio do saque-aniversário, sem comprometer a renda mensal do titular. 

Para acessar esse empréstimo, é necessário ativar o saque-aniversário e possuir saldo em contas ativas ou inativas do FGTS, além de trabalhar com carteira assinada. 

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com