Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, vai ficar mais difícil se aposentar em 2024?

Algumas mudanças passam a valer para quem deseja se aposentar em 2024 a partir de agora. Saiba como vai funcionar!

Em 2024, as regras para se aposentar mudaram. Essas novas diretrizes são para aqueles que contribuíam para o INSS antes da aprovação da reforma em novembro de 2019. No contexto desta reforma, implementou-se um regime de transição. Este sistema prevê mudanças anuais até 2031.

As chamadas regras de transição estabelecem uma passagem entre as exigências antigas e as atuais da aposentadoria. Cada uma dessas regras pode alterar quando benefício será concedido e o valor que o trabalhador receberá. Portanto, o contribuinte pode se aposentar com base na regra mais benéfica para ele.

Mudanças na aposentadoria

A idade mínima para se aposentar em 2024 aumentará em seis meses em relação às regras anteriores. As mulheres serão obrigadas a ter no mínimo 58 anos e 6 meses, enquanto os homens terão que ter pelo menos 63 anos e 6 meses. Além disso, o tempo mínimo de contribuição passará a ser de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Veja também:

Bolsa Família em DOBRO para mães solteiras em janeiro; entenda

Ademais, haverá ainda uma nova pontuação que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 91 para mulheres e 101 para homens.

regras aposentadoria mulheres INSS
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Algumas possibilidades para se aposentar em 2024

Sendo assim, algumas possibilidades para se aposentar, a partir das mudanças previstas para este ano, são:

  • Por idade: A idade mínima é de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, com tempo de contribuição de 15 anos para ambos.
  • Pedágio de 50%: Voltado para aqueles que já contribuíam antes da reforma de 2019, exige um “pedágio” de 50% do tempo de contribuição restante.
  • Pedágio 100%: Para aposentadoria nesta modalidade, exige-se que o trabalhador complete o tempo de contribuição ainda pendente.
  • Regra dos pontos: Esta regra baseia-se na pontuação obtida somando idade e tempo de contribuição. Em 2024, a pontuação mínima será de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com