Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, vale a pena ter carro blindado? Saiba mais

Descubra se vale a pena investir em um carro blindado. Conheça os prós e contras dessa escolha para a sua segurança.

Blindagem de veículos, comum entre executivos de alta categoria, presidentes e até o papa, tem uma característica menos conhecida – a desvalorização do automóvel ao longo do tempo. Em uma blindagem, o veículo recebe placas antibalísticas feitas de vidro ou aço inoxidável. Isso acrescenta de 180 a 210 kg ao peso do carro, acima do peso dos passageiros. Resultando em maior desgaste do veículo do que o usual.

De acordo com a KBB, uma empresa especializada na precificação de veículos, a blindagem impacta a estrutura do carro ao longo do tempo, aumenta o custo de manutenção e, consequentemente, faz com que o valor de mercado diminua após quatro ou cinco anos. Por outro lado, a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) afirma que o aumento do peso não interfere na performance do veículo.

Existem diferenças em perspectivas sobre o desgaste de veículos blindados

De acordo com Enilson Sales, presidente da FENAUTO (entidade de lojistas de veículos seminovos e usados), as camadas de materiais de proteção causam um desgaste ainda maior na suspensão, molas e amortecedores do carro. Ele sugere que isso leva a uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até cinco anos.

Foto mostra homem sentado em um carro com um semblante triste. carro blindado
Imagem: Stock-Asso / shutterstock.com

Segundo Sales, o preço da blindagem é equiparado ao de um seguro de vida pessoal. “Antigamente, quando adicionávamos ar-condicionado a um carro, o valor era acrescido à hora da revenda. A blindagem não é uma funcionalidade, mas um seguro de vida que você resgata antes de se ferir ou da pior situação ocorrer”, opina.

Perfil do consumidor de carros blindados tem diversificado

Marcelo Silva, da Abrablin, observa uma diversificação no perfil dos consumidores de carros blindados, agora incluindo jovens que estão comprando seu primeiro veículo. Dessa maneira, ele enfatiza que a escolha por modelos mais acessíveis possibilita a esses compradores investirem na blindagem de seus veículos.

Veja também:

Chamada Perdida? Descubra como saber quem ligou sem retornar!

Por outro lado, a FENAUTO observa que a demanda por carros blindados seminovos e usados é mais significativa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mesmo que o tempo de venda desses veículos seja mais extenso. Assim, essa tendência impulsionou o surgimento de lojas especializadas nesse nicho de mercado.

Imagem: Basel Al seoufi / shutterstock.com