Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, você vai receber o Bolsa Família ou Auxílio Brasil em 2023? Entenda

Com Lula eleito, muitas dúvidas surgiram sobre o recebimento do Auxílio Brasil a partir do próximo ano

Desde o resultado das eleições que elegeu Lula (PT), algumas dúvidas relacionadas ao programa social do governo começaram a circular. O petista declarou que o Bolsa Família deve voltar a ser o principal programa de distribuição de renda do seu mandato. Nesse sentido, o que deve acontecer com o Auxílio Brasil em 2023? 

Atualmente, mais de 21 milhões de famílias brasileiras dependem do auxílio para sobreviver no país. 

Auxílio Brasil ou Bolsa Família em 2023?

Os beneficiários do Auxílio Brasil não precisam se preocupar. Isso porque o que deve acontecer é a mudança de nome dos programas. Ou seja, o Auxílio Brasil voltará a ser chamado de Bolsa Família, como era antes do governo Bolsonaro. O programa segue sendo o mesmo.

Contudo, vale ressaltar que, algumas mudanças estão previstas para o programa social a partir do próximo ano, além do próprio nome. 

Ainda assim, as famílias que têm o direito a receber as parcelas mensais, continuarão a receber o auxílio. Não há previsão de nenhuma mudança drástica nesse sentido. 

Mudanças no programa

A equipe de transição do governo já anunciou algumas mudanças para o atual Auxílio Brasil para o próximo ano em relação aos critérios de elegibilidade, ou seja, as regras que devem ser seguidas pelos beneficiários para que possam contar com o auxílio. 

Ao que tudo indica, serão adicionadas três novas regras. Veja:

  • Carteira de vacinação infantil regular;
  • Frequência escolar satisfatória;
  • Acompanhamento médico para gestantes. 

Dessa forma, para as famílias continuarem a receber do programa, será necessário regularizar a vacinação das crianças, garantir a presença das crianças e jovens na escola e quando houver gestantes, a mulher deverá cumprir com o cronograma de saúde. 

Caso não sejam cumpridas, o pagamento poderá ser interrompido pelo governo. 

Atualização das informações no Cadastro Único 

Por isso, é importante que as famílias beneficiárias mantenham as informações do Cadastro Único atualizadas para garantir os pagamentos do auxílio no próximo ano. 

Vale lembrar que o recomendado é que as atualizações de dados sejam realizadas a cada dois anos e sempre que houver alterações no núcleo familiar. 

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com