Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA: 46 mil chaves Pix tem vazamentos de dados, segundo o Banco Central

O Banco Central divulgou na última segunda-feira (18) que mais de 46 mil chaves Pix tiveram seus dados vazados. Entenda!

Um vazamento de dados relacionado ao Pix, sistema instantâneo de pagamentos implementado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020, veio à tona. Desta vez, a Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) foi o palco onde 46.093 chaves Pix tiveram seus dados cadastrais expostos.

Divulgado pelo BC na última segunda-feira (18), o incidente marca a sexta vez que esta situação acontece desde que o sistema de transferências entrou em operação. Continue a leitura para mais informações!

BC informa vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

Celular com logo do Pix. Ao fundo, logo do Banco Central (BC)
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

O Banco Central apontou que o problema com as chaves Pix ocorreu por “falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento”. Disse ainda que houve o comprometimento de apenas informações cadastrais, sem exposição de dados sensíveis como senhas, movimentações ou saldos em contas bancárias.

Sendo assim, isso significa que, embora a situação seja delicada, as informações vazadas não possibilitam, por si só, a movimentação de recursos ou o acesso a contas. Por sua vez, a Fidúcia e o BC estão tomando medidas para notificar todos os afetados, usando exclusivamente o aplicativo ou o internet banking para tal.

Ademais, também fazem questão de enfatizar que nenhum outro meio de comunicação será utilizado para evitar golpes. Ainda, afirmaram que estão tomando todas as ações necessárias para entender o ocorrido com o Pix, além da aplicação de medidas sancionadoras, conforme previsto na regulação.

Saiba mais sobre o caso

A autoridade financeira do Brasil questão de destacar seu compromisso com a transparência ao optar por comunicar o evento. Mesmo não sendo obrigado legalmente, resolveu fazê-lo dado o baixo impacto potencial para os usuários. Isso reflete a seriedade com que o BC lida com a segurança e a privacidade dos dados dos usuários do Pix, num esforço contínuo para manter a confiança do sistema.

Veja também:

Flamengo Busca Novas Alternativas para Construção de Estádio Após Impasse com Caixa

No entanto, não é a primeira vez que os usuários desse sistema de transferências enfrentam situações de vazamento de dados. Desde sua criação, houve outros cinco casos. O mais notório ocorreu em agosto de 2021, quando o Banco do Estado de Sergipe (Banese) teve 414,5 mil chaves Pix expostas. Todos esses episódios envolveram a exposição de informações cadastrais, por exemplo.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com