Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta: brasileiro foi infectado com a nova variante da Covid

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já está monitorando a nova variante da Covid. Um brasileiro foi infectado, veja os detalhes do caso.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo (SP) divulgou que um idoso de 75 anos foi infectado com a nova variante da Covid. Trata-se da variante XBB.1.16, também chamada de Arcturus. De acordo com a SMS, o homem está com suas vacinas em dia. 

A SMS confirmou que o idoso estava acamado e em situação de comorbidade quando começou a apresentar sintomas de gripe e registrar febres recorrentes. Além das febres, o paciente infectado com a variante Arcturus pode ter tosses secas e irritabilidade nos olhos, que se assemelha a um quadro de conjuntivite. 

Ademais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está monitorando a nova variante da Covid, e de acordo com a SMS, não houve aumento de casos na capital paulista. Ademais, o homem foi tratado em uma rede privada de saúde e recebeu alta 20 dias após o início dos sintomas.

Como está a vacinação em SP?

Além do idoso estar vacinado, também com a dose bivalente da Pfizer, vale destacar que ele não viajou recentemente. Aliás, encontrava-se acamado quando foi acometido pela nova variante da Covid. 

Diante disso, a prefeitura de SP decidiu expandir seu calendário de vacina. Oficialmente, podem se vacinar:

  • Pessoas a partir de 50 anos;
  • Indígenas;
  • Pessoas com mais de 12 anos que estejam acometidas por imunossupressão;
  • Pessoas com mais de 12 anos em situação de comorbidade;
  • Profissionais que atuam na área da saúde;
  • Funcionários do sistema penitenciário;
  • Cidadãos em situação de rua;
  • Gestantes e puérperas;
  • Pessoas com deficiências permanentes.

Prefeitura de SP faz “xepa” da vacina da Covid

No entanto, além das pessoas incluídas neste grupo, jovens a partir de 18 anos podem comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do SUS e receberem as doses remanescentes. Para isso, no entanto, é necessário ir no final do dia. 

De acordo com a prefeitura, o horário de atendimento na aplicação das vacinas é entre 7h e 19h. Até então, mais de 1,2 milhões de doses da vacina foram aplicadas nos habitantes de São Paulo.

Imagem: Lightspring / Shutterstock.com