Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA CADÚNICO: 350 mil famílias SUSPENSAS do BOLSA FAMÍLIA em agosto

Ministério do Desenvolvimento faz a suspensão de mais de 350 mil famílias do Bolsa Família. Clique para entender o motivo.

Em agosto de 2023, o programa Bolsa Família vai atender mais de 21,1 milhões de famílias em todo o país. Entretanto, milhares de pessoas tiveram o benefício suspenso este mês e não poderão sacar os repasses do governo federal.

Desde o início do ano, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está fazendo um pente-fino no Cadastro Único (CadÚnico). Dessa forma, também estão revisando os beneficiários do Bolsa Família e avaliando quem tem ou não direito a fazer parte do programa.

Assim, até agora, o MDS já cancelou a participação no programa de 2,37 milhões de pessoas. Sendo que em agosto, o processo continua. Somente esse mês, quase 100 mil benefícios foram cancelados, mais de 1 milhão estão com bloqueios e outros 350 mil estão suspensos.

Mais de 350 mil pessoas estão com o Bolsa Família suspenso

O mês de agosto possui uma característica específica na suspensão dos repasses do Bolsa Família. Isso porque este mês marca o início do defeso, época do ano em que os pescadores não podem trabalhar, já que começa o período de reprodução dos peixes.

Por isso, o governo paga para esses profissionais uma ajuda financeira durante os meses em que eles não podem trabalhar. Assim, as famílias que recebem o Bolsa Família e o Defeso ficam com os pagamentos do programa suspensos. Quando esse período acabar, eles voltam a receber o dinheiro normalmente.

Diversas imagens de pessoas ao fundo formando um mosaico. No centro, o logo do Bolsa Família.
Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

1 milhão de bloqueios

Em relação a análise das informações do CadÚnico, o MDS bloqueou o Bolsa Família de cerca de 1 milhão de famílias em agosto. Nesse caso, o motivo foi a falta de atualização das informações que os beneficiários deveriam fazer até o dia 14 de julho.

Veja também:

Nubank reduz idade mínima para abertura de conta; confira

O bloqueio do pagamento do programa significa que o governo ainda vai fazer os repasses, mas o beneficiário não poderá movimentar ou sacar o valor. Por fim, para liberar o dinheiro, ele precisa atualizar os seus dados e apresentar os documentos necessários.

Imagem: rafapress / shutterstock.com