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Alerta de golpe: Banco Central NÃO faz estes tipos de cobranças

O Banco Central alerta sobre golpes envolvendo cobranças que a autarquia federal não faz para as pessoas. Confira!

As fraudes financeiras estão cada vez mais comuns. Muitas vezes, criminosos se passam por funcionários de bancos ao fazer telefonemas ou enviar mensagens para possíveis vítimas, por exemplo. Infelizmente, nem a máxima autoridade financeira do país, o Banco Central (BC), escapa das tentativas de golpe.

Desse modo, a autarquia federal informa sobre quais os seus procedimentos, a fim de alertar as pessoas. Logo a ideia é que elas não tenham prejuízos. Assim, saiba mais detalhes sobre as informações do BC na sequência.

Alerta de golpe do Banco Central informa sobre cobranças falsas

Mulher sentada apoiando a cabeça na mesma mão em que segura um cartão de crédito. Na outra mão, ela segura um celular.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

De acordo com o Banco Central, a autoridade financeira não faz cobrança de dívidas, taxas, transferências ou pagamento de cheques sem fundos. Dessa forma, caso alguém receba uma ligação ou uma mensagem pedindo esses tipos de pagamentos, fique atento, pois se trata de um golpe.

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Sendo assim, o BC ainda informa que não se deve fazer nenhuma transação financeira sem antes saber sobre a sua veracidade. Nesse sentido, se receber cobranças desse tipo, deve entrar em contato com o banco em questão para pedir informações sobre a suposta dívida ou cheques sem fundo.

Ademais, caso receba ligações ou mensagens por aplicativo de um suposto funcionário do BC, ignore. Ainda, segundo a autarquia, o Banco Central só entra em contato com alguém se essa pessoa tiver entrado em contato antes.

Mais orientações do BC

Também segundo o Banco Central, há tentativas de golpe em que alguém se passa por funcionário de um banco e pede para que a possível vítima entre no aplicativo instalado no seu aparelho. Seguidamente, essas pessoas enviam links ou documentos por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp informando sobre compras suspeitas, ou orientações de segurança, por exemplo.

Dessa forma, os criminosos conseguem invadir o celular dessa pessoa e, através dos seus dados, executa saques de valores, paga faturas, entre outras transações. Ainda, além de evitar clicar nesses links e baixar arquivos suspeitos, o ideal é entrar em contato com o banco para confirmar se foram eles mesmos quem solicitaram ou enviaram essas informações.

Por fim, o Banco Central também possuem canais abertos para as pessoas busquem esclarecimentos. Basta entrar em contato pelo Fale conosco para mais informações.

Imagem: fizkes / shutterstock.com