Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA: FGTS é alvo de golpistas

Todos os trabalhadores com uma conta ativa no FGTS correm o risco com esse golpe; veja como ele é aplicado.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem se destacado como um alvo dos golpistas ultimamente, sobretudo no que diz respeito aos falsos sites. Na verdade, o golpe já vem sendo observado há três anos. 

Justamente, nesse tempo que o FGTS está disponível para movimentações online, se tornou uma ferramenta de golpe para os criminosos. Nesse sentido, eles elaboram plataformas virtuais, que podem ser um site ou aplicativo, a fim de fazer com que acredite que é um ambiente oficial do fundo garantidor. 

Assim, ao ganhar sua confiança, o site consegue coletar as suas informações pessoais. Posteriormente elas podem ser usadas na aplicação de outros golpes, como, por exemplo, solicitação de empréstimos. Mas afinal, como funciona esse golpe, na prática? Confira a seguir.

Golpistas fazem sites falsos do FGTS

Os golpistas usam técnicas de phishing, para te convencer que acessou um site legítimo. Além das informações pessoais, também pode haver solicitação de taxas inexistentes para recebimento de supostos benefícios. 

Esses sites falsos costumam ter uma aparência bastante convincente, simulando a identidade visual e o layout oficial do FGTS. Isso acaba dificultando a identificação por parte dos usuários menos atentos. Contudo, a primeira etapa dessa fraude é feita nos aplicativos de mensagens, tais como o WhatsApp.

Sendo assim, poderá receber notificações que afirmam que você tem um saque disponível na conta do fundo garantidor. No entanto, essa notificação é enviada para te atrair até o site, elaborado com a finalidade de te causar prejuízos financeiros. Ainda, em alguns casos, a vítima é orientada a responder uma pesquisa sobre seus últimos saques. 

Caí na fraude: e agora?

Se o seu saldo diminuiu sem que tenha sacado, é necessário procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. Na agência física obterá informações detalhadas sobre o saque indevido, incluindo data, método e responsável. 

O próximo passo é fazer um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima e anexando todas as informações disponíveis. Feito isso, precisará voltar à agência do banco e pedir um processo de contestação do saque. Por fim, em até 60 dias terá um retorno.

Conheça essas dicas para não cair no golpe do FGTS

  • Desconfie de mensagens que oferecem saques do FGTS de forma inesperada;
  • Não clique em links suspeitos contidos nessas mensagens;
  • Verifique sempre a autenticidade das informações no site oficial do FGTS;
  • Nunca forneça informações pessoais, financeiras ou senhas.

Imagem: PopTika / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital