Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta URGENTE para quem tem conta no Itaú e PicPay; confira

Se você tem conta no Itaú ou PicPay é necessário ficar atento a alguns pontos que podem te prejudicar. Saiba mais!

Se você tem uma conta no Itaú ou PicPay, é necessário ficar atento a alguns pontos que podem te prejudicar. Isso porque tem se tornado uma prática comum entre os bancos e instituições financeiras cancelarem os cartões de clientes. Contudo, existe uma motivação por trás da decisão tomada por essas organizações.

Em grande maioria o caso é relacionado à não utilização dos cartões de crédito ou à não movimentação financeira da conta. Sendo assim, PicPay e Itaú anunciaram algumas alterações que podem fazer com que sua conta seja cancelada.

Conta cancelada? Saiba o porquê

No caso do Itaú, houve uma mudança nos termos de utilização que informa o cliente sobre o cancelamento. Isso ocorre após um período de três meses sem que o cliente realize movimentações na conta ou no cartão de crédito.

De forma similar, a plataforma do PicPay tem realizado uma cobrança de cerca de R$ 10 para clientes inativos. Contudo, a cobrança é efetuada somente após um período de 360 dias sem movimentações na conta.

Sendo assim, se você é cliente de alguma dessas instituições, é necessário ficar atento para manter a sua conta em funcionamento. Além disso, vale lembrar que, no caso do Itaú, alguns tipos de transação não são reconhecidos como movimentação, como a recarga de carteiras digitais, por exemplo.

A partir de quando as mudanças do Itaú e PicPay passam a valer?

A mudança na plataforma do PicPay está em vigor desde o dia 29 de julho deste ano. Dessa maneira, para não ter a sua conta cancelada, o cliente deve manter movimentações dentro de uma período mínimo de 2 anos.

Já para o Itaú, o caso é um pouco mais sério, sendo necessária a movimentação mínima dentro da conta a cada três meses. O período anteriormente era definido para seis meses sem uso, mas com novo anúncio realizado, passa a ser três meses. Ademais, a mudança vale a partir de 08 de agosto de 2023.

Imagem: Suradech Prapairat/Shutterstock