Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Amazon destruiu 6 milhões de produtos; veja o que aconteceu

A Amazon superou o número de itens destruídos em 2022 e tem adotado medidas rígidas nesse sentido. Entenda!

De acordo com um relatório anual de proteção de marcas, a Amazon foi responsável pela destruição de 6 milhões de produtos em 2022. O número é o dobro da quantidade registrada pela varejista no ano anterior. Segundo a empresa, a ação faz parte dos controles preventivos e tem funcionado.

Além da destruição de itens, cerca de 800 mil tentativas de novos vendedores na plataforma foram barradas pela companhia. Para a criação de contas, a Amazon alega que solicita diversas informações detalhadas e também realiza entrevistas com seus vendedores. 

Em 2022, a gigante do varejo processou mais de 1,3 mil pessoas por suspeita de falsificação nos Estados Unidos, Reino Unido, China e Europa.

Investimentos da Amazon contra falsificações 

A fim de combater as falsificações, a Amazon tem investido bilhões de dólares e realizado a contratação de milhares de trabalhadores que criam programas de inteligência artificial e fazem pesquisas especializadas sobre o assunto.No ano passado, foram aplicados US$ 1,2 bilhões e em 2020, foram US$ 700 milhões. 

Nos anos anteriores, o número de produtos destruídos já era bastante significativo. Sendo que em 2020, foram quase 2 bilhões e em 2021 a quantia chegou a 3 bilhões. 

Destruições de produtos pela Amazon 

Existem diversas razões pelas quais a Amazon pode destruir produtos. Uma das principais razões é a prevenção de fraudes e a proteção da marca. Em alguns casos, os produtos podem ser devolvidos por não atender aos padrões de qualidade. 

De qualquer forma, a varejista possui políticas rígidas sobre a destruição de produtos e se esforça para minimizar seu impacto ambiental por meio da redução de resíduos.

Amazon: a gigante do varejo

A Amazon é uma empresa multinacional americana de tecnologia e comércio eletrônico, fundada em 1994 por Jeff Bezos. Inicialmente, a empresa vendia apenas livros online, mas expandiu rapidamente para outras categorias de produtos, como eletrônicos, roupas, alimentos e muito mais. 

Hoje, é uma das maiores companhias do mundo em termos de valor de mercado e faturamento, e é conhecida por seu modelo de negócios inovador e pela sua capacidade nesse sentido.

Imagem: Sundry Photography / shutterstock.com