Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ANS toma importante decisão sobre planos de saúde; confira

A ANS aprovou alterações nas regras de planos de saúde na última segunda-feira (14). Saiba mais informações agora!

Uma notícia importante para aqueles que possuem planos de saúde contratados. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu na última segunda-feira (14) que os clientes podem trocar de serviço sem prazo mínimo.

A medida vale para quando houver alteração na rede de hospitais que prestam serviço no município em que o contratante mora. As regras entrarão em vigor depois de 180 dias da publicação da decisão no Diário Oficial da União. Leia mais informações sobre o assunto a seguir.

Veja também:

Não é Bolsa Família: Caixa libera R$ 1.000 HOJE (16)

Clientes podem alterar planos de saúde

Pessoas que contataram planos de saúde podem fazer a alteração dos mesmos caso haja mudanças na rede de assistência hospitalar. As operadoras dos planos ainda tem um prazo de 30 dias para alertar os contratantes que haverá mudanças na rede hospitalar da cidade em que eles moram.

Antes da decisão, os clientes precisavam permanecer com o mesmo plano de 1 a 3 anos sem poder trocá-lo. Com a nova regra implementada pela ANS, esse tempo de espera não é mais necessário. Eles também poderão contratar outro plano em qualquer faixa de preço.

Novas regras para operadoras em caso de alteração nas redes hospitalares

Os clientes poderão realizar a troca caso as operadoras do plano de saúde deixem de prestar serviço nas redes hospitalares que seus usuários utilizam. Para isso, no outro estabelecimento escolhido, deve-se garantir que os clientes recebam os mesmos serviços utilizados nos últimos 12 meses.

A remoção dos hospitais pelas empresas de planos de saúde também não podem ser triviais. Elas só podem ser excluídas se os estabelecimentos forem pouco usados pelos contratantes das operadoras.

Caso o hospital atenda 80% das internações da região do cliente, ela deve ser substituída por outro local e não simplesmente removida dos serviços prestados pelo plano de saúde.

Em nota, Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Operações de Produtos da ANS, disse que “o foco da ANS com os novos critérios está na segurança do consumidor com o seu plano de saúde”.

A ideia da agência é a de que os clientes sejam menos prejudicados com as decisões tomadas pelas operadoras de planos de saúde.

Imagem: Stock-Asso / shutterstock.com