Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Antecipação de perícia do INSS: confira se a ligação é verdadeira

O INSS começará a entrar em contato com aqueles que precisam passar pela perícia médica através de um novo número. Saiba qual é o verdadeiro!

Uma notícia importante para quem precisa realizar a perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão começará a ligar para aqueles que precisam realizar esse processo nesta segunda-feira (25). Trata-se, portanto, dos segurados que precisam da concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

O INSS está priorizando neste momento as pessoas que estão na fila há mais de 45 dias. Porém, é preciso ficar atento ao número de telefone correto, já que ele sofreu alteração para agilizar o procedimento. Saiba mais a seguir.

INSS liga para antecipar a perícia médica; número de telefone mudou

Mão segurando celular que exibe logo INSS.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O objetivo das ligações é antecipar esse procedimento entre os segurados através do Atestmed. Logo, o número que aparecerá na tela dessas pessoas é o (11) 2135-0135. Esse telefone, contudo, não recebe chamadas e nem mensagens via WhatsApp.

Esse número, portanto, é verdadeiro. Porém, se o segurado receber uma ligação sobre o tema através de um número diferente, o INSS recomenta que ele ligue para o número 135 de forma gratuita. Ainda, o SMS da Central 135 continua sendo o 28041.

Veja também:

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões nesta terça-feira (26); saiba quanto rende esse valor no Nubank

O órgão também informou que não solicita informações aos segurados, como número de documentos, fotos para a comprovação de biometria facial, número de conta bancária e senhas. Caso isso aconteça, trata-se de uma fraude e essas informações não devem ser compartilhadas.

Dados da fila para a concessão de benefícios

Ainda de acordo com o INSS, há cerca de 1,1 milhão de pessoas na fila para passar pela perícia médica e, assim, conseguir a concessão do benefício. Logo, 627 mil esperam por perícias médicas iniciais e 250 mil aguardam pelas avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência.

Ademais, há outras 300 mil no aguardo de outras perícias. Quanto aos prazos, concessão através do Atestmed pode acontecer em, no máximo, 180 dias. Em caso de benefício negado, contudo, o prazo para um novo requerimento é de 15 dias.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com