Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Anvisa alerta sobre perigos que esses dois cosméticos trazem à saúde; produtos foram interditados

De acordo com a determinação da Anvisa, os cosméticos estavam sendo vendidos com instruções de uso irregulares. Entenda a situação!

Os consumidores brasileiros, que têm o costume de adquirir cosméticos, devem ficar atentos. Uma interdição cautelar por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atingiu todos os lotes de dois produtos devido aos riscos que podem causar à saúde. A empresa responsável é a Bio Essencialli, localizada na região de Cajamar, em São Paulo.

A ação ocorre após um alerta emitido pela Vigilância Sanitária de Goiás à Anvisa. Relatos apontam para reações adversas devido à utilização incorreta do Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e do Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty.

Cosméticos apresenta instruções de uso irregulares

A Anvisa identificou que os itens estavam sendo comercializados, sem o devido aval, como produtos injetáveis. Sendo assim, a maneira utilizada pelos consumidores era o que estava provocando as reações adversas graves. A Polícia Civil e a agência investiga a atuação da empresa.

“Considerando a ocorrência de eventos adversos graves de produtos notificados como cosméticos, mas que apresenta instruções de uso irregulares”, é o que consta no site da Anvisa como motivação para a interdição.

A decisão chega poucos dias após a abertura de investigações de possíveis problemas na aplicação de um dos produtos, o Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty. Uma das vítimas, Betânia Lima Guarda, chegou a ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia. A mulher já recebeu alta.

Página de consulta a produtos considerados irregulares pela Anvisa

Apesar de não ser de conhecimento de todos os brasileiros, a Anvisa possui uma página que permite a consulta aos produtos irregulares. Dessa maneira, com nome, número de registro ou quaisquer outros dados, os consumidores conseguem verificar a atual situação do item.

Cabe salientar que, em caso de verificação de determinações anteriores a fevereiro de 2021, o interessado deverá fazer o download de uma planilha. A relação pode ser encontrada no site da agência.

Imagem: Africa Studio / shutterstock.com