Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após Black Friday fraca, ações de varejistas caem na Bolsa

Nesta segunda, as ações de varejistas brasileiras tiveram uma queda na bolsa de valores após um declínio nas vendas durante a Black Friday.

Nesta segunda-feira (28), as ações de varejistas brasileiras tiveram uma queda na bolsa de valores. Isso ocorreu após dados apresentarem um declínio nas vendas online durante o final de semana de Black Friday, ainda que os analistas tenham apontado a dificuldade de fazer a comparação dos dados.

Às 12h desta segunda-feira (28), as ações da Americanas (AMER3) tiveram uma queda de 7,40%. As suas rivais Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) caíram 1,46% e 3,13%, respectivamente. 

Varejistas despencam na bolsa após Black Friday

Segundo os dados da Confi Neotrust, em parceria com a empresa de inteligência de dados ClearSale, foi apresentado uma queda anual de 34,2% no faturamento do varejo online a partir da meia-noite da quinta-feira (24) até às 19h da sexta-feira (25) para aproximadamente 3,1 bilhões de reais.

Já no sábado (26), a performance melhorou, porém mesmo assim ficou 4,3% abaixo do faturamento do ano anterior, movimentando cerca de 1,2 bilhão de reais, segundo dados da Neotrust.

Os analistas já vinham apontando que o cenário de inflação e juros deveria causar um impacto negativo nas compras dos consumidores durante a Black Friday. 

Promoções de novembro foram estendidas 

As vendas online tiveram um aumento significativo por conta da pandemia de Covid-19, segundo especialistas, causando um impacto na base de comparação dos dados. 

A Black Friday de 2022 foi inusitada, especificamente por coincidir com a Copa do Mundo, fazendo com que diversas lojas optassem por estender o período das promoções durante o mês de novembro inteiro. 

Os analistas do BTG Pactual (banco de investimento brasileiro) escreveram um relatório no domingo (27) informando que as compras que foram antecipadas nas semanas antes da Black Friday não devem ser analisadas isoladamente.

Qual foi o setor que mais vendeu durante a Black Friday 2022? 

O setor de tecnologia foi o segmento que mais comportou vendas na Black Friday de 2022. O site CupoNation realizou um levantamento analisando as transações realizadas em diversos comércios eletrônicos durante o período de promoções. 

Segundo o estudo, os setores que ocuparam o top 3 em vendas foram: 

  1. Tecnologia;
  2. Moda;
  3. Esportes.

Já os estados do Brasil que mais consumiram na Black Friday de 2022 foram: 

  • São Paulo – 36%;
  • Ceará – 14%;
  • Rio de Janeiro – 12%;
  • Minas Gerais – 11%;
  • Paraná – 6%.

Imagem: REDPIXEL.PL / shutterstock.com