Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após dois anos de alta, IPVA ficará mais barato; confira

Após um período de dois anos de crescimento, o IPVA de 2024 terá uma redução média de 4,1%. Confira mais detalhes!

Após um período de dois anos de crescimento, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 terá uma redução média de 4,1% no estado de São Paulo, é o que aponta a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

Assim, a informação tem como base a tabela com os dados dos veículos que foi publicada no Diário Oficial. De acordo com a tabela publicada, para calcular o valor do IPVA, basta multiplicar o valor venal do veículo pelo percentual de imposto correspondente ao tipo de veículo. 

No entanto, esta taxa varia conforme a categoria do automóvel. Assim sendo, carros de passeio são tarifados em 4% enquanto motos e maquinários pesados têm uma cobrança de 2%.

Como pagar o IPVA 2024?

Portanto, o pagamento do IPVA 2024 do Estado de São Paulo pode acontecer à vista com desconto de 3%. Também a opção de parcelamento em até cinco vezes. Dessa forma, a primeira parcela vence a partir de 11 de janeiro, de acordo com o final da placa do veículo. 

Embora, em fevereiro, também seja possível pagar à vista, não haverá desconto. Além disso, vale destacar que o pagamento do imposto pode ser via Pix, nos caixas eletrônicos e pela internet. Para isso, é preciso fornecer o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Imagem de um cartão com a letra IPVA sob uma calculadora
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Queda no imposto

Enfim, a pesquisa da Fipe comparou os valores de 2023 e 2022 e constatou que, a maior queda de preços de venda foi para automóveis com 5,11%, seguida por caminhonetes e utilitários com 4,35% e motos com redução de 2,26%. 

Veja também:

INSS: confira como cancelar contribuições a entidades de classe

Por fim, é importante lembrar que, caso o contribuinte atrase o pagamento do IPVA, haverá a cobrança de uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros pela Selic. Ademais, após 60 dias de atraso, esses juros e multa sobem para 20%. Sendo que a dívida também será inscrita na dívida ativa do estado, o que causa o início de cobranças judiciais. 

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com