Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após polêmica demissão em massa, General Motors recontrata 1.245 funcionários

Nesta segunda-feira (6), a GM anunciou o cancelamento da demissão em massa nas três fábricas do Estado de São Paulo. Entenda!

No dia 21 do mês passado, a General Motors (GM) realizou a demissão em massa de 839 funcionários de sua fábrica em São José dos Campos, 300 em São Caetano do Sul e 105 em Mogi das Cruzes. As demissões ocorreram mesmo após a montadora ter assinado um acordo que garantia a estabilidade para os funcionários até maio de 2024.

Assim, no dia 23 de outubro, teve início uma greve após os milhares de funcionários da montadora terem sido demitidos via telegrama. Por essa razão, o Ministério Público do Trabalho emitiu uma liminar após o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região alegar que a GM violou o acordo coletivo.

Demissão em massa canceladas na General Motors

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT) decidiu cancelar as 839 demissões dos trabalhadores que atuam na fábrica de São José dos Campos. Nesse sentido, nesta segunda-feira (6), a GM anunciou o cancelamento das 1.245 demissões nas três fábricas do Estado de São Paulo.

Veja também:

É possível viver de renda investindo apenas R$ 100 mil? Veja quanto você receberia todo mês

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Valmir Mariano, afirmou que o cancelamento das demissões “é uma vitória histórica”. Isso porque, a decisão representa a forte luta dos trabalhadores da montadora, que passaram 13 dias em greve em defesa dos seus empregos. Mariano ainda ressaltou que os trabalhadores demonstraram a força da categoria.

Greve continua entre os funcionários

Os trabalhadores decidiram continuar a greve mesmo com a decisão de reintegrar os demitidos. Logo, nesta segunda-feira (6), os representantes dos três sindicatos de metalúrgicos se reuniram com a direção da montadora. 

Todavia, como a GM ainda não informou oficialmente como realizará a reintegração desses trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informou que não há condições de retornar ao trabalho.

Imagem: Divulgação / General Motors