Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados do INSS estão em risco de receber benefício em dezembro?

Confira se os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão receber o benefício em dezembro!

Nos últimos meses, o INSS vem passando por cortes orçamentários, como também por muitos problemas referentes a pagamentos de colaboradores e beneficiários. Essas dificuldades financeiras são decorrência dos cortes de orçamento e também da precarização governamental. 

Com isso, os valores do mês de dezembro sofrem um risco de não serem pagos aos seus beneficiários. Desta forma, muitos aposentados podem ser afetados por conta da situação atual. Entenda o caso a seguir.

Benefícios em risco e paralisação: entenda a situação do INSS

A ameaça de não recebimento de benefícios, como a aposentadoria pelo INSS, ocorre principalmente pela situação que vem se agravando ao longo dos meses, com estopim neste mês de dezembro.  

No dia 6 de deste mês, o INSS informou ao Governo Federal que, a partir do dia 7 de dezembro (quarta-feira), fecharia as portas e faria uma paralisação em suas atividades. Apesar disso, a pausa nas atividades regulares não ocorreu.

Entretanto, é válido destacar que a atual situação do órgão previdenciário é preocupante. O informe foi feito através de um ofício enviado ao Ministro da Economia, assinado pelo atual Presidente do INSS, Guilherme Gastaldello.

Além disso, o comunicado também informou sobre os problemas que poderiam acontecer em decorrência da falta de verba.

Os aposentados irão receber o benefício em dezembro? 

Apesar de ser uma dúvida e um medo geral, a resposta para essa pergunta ainda é um pouco incerta. No entanto, o INSS já vem se pronunciando a um tempo sobre os problemas dos cortes orçamentários. 

Contudo, é necessário aguardar um novo pronunciamento do INSS em relação ao assunto, para que novos planos orçamentários sejam estabelecidos.

Vale ressaltar que o desligamento de funcionários, deslocamento de servidores, suspensão de contratos e fechamentos de agências já são problemas que acontecem há meses na instituição. 

Por fim, com a transição governamental, a previsão é que este cenário seja colocado como prioridade, bem como seja discutido e solucionado.

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil