Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Até que dia será possível fazer um DOC no Brasil?

Você utiliza o meio de transferência DOC? Saiba que esta opção de transferir dinheiro está com os dias contados no Brasil.

Criada pelo Banco Central do Brasil, a transferência bancária DOC (Documento de Ordem bancária) está com os dias contados. A partir de 29 de fevereiro de 2024, todos os bancos deixarão de oferecer a modalidade. 

Anteriormente ao lançamento do PIX, o DOC já vinha enfraquecendo entre os métodos de transferência. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a instantaneidade que o PIX proporciona é o fator principal para o fim do DOC.

O que é o DOC e até quando agendá-lo?

O DOC é um tipo de transferência bancária que permite o envio de até R$ 4999,00. A transferência pode repassar o valor entre contas de titulares diferentes, chamada Tipo C, e entre contas do mesmo titular, sendo Tipo D.

No entanto, os clientes devem fazer os agendamentos do DOC até às 22 horas para que o valor chegue ao destinatário no próximo dia útil. Assim, caso exceda o prazo, o montante pode chegar com atraso. Devido à duração da transação, os agendamentos serão oferecidos até 15 de janeiro de 2024, para pessoas físicas e jurídicas, sendo a data limite para o envio do valor, 29 de fevereiro.

O impacto da transferência no mercado atual

Em 2022, o número de transações por DOC correspondeu a 0,09% das operações bancárias do ano, de acordo com o Banco Central. Devido à baixa adesão, a quantidade de transferências por DOC ficou atrás dos pagamentos via cheques, boletos, cartões de débito e crédito e, principalmente, do PIX. Em comparação, o DOC totalizou, ainda em 2022, 59 milhões de transações, ao passo que o PIX corresponde a 24 bilhões dessas.

Veja também:

Samsung te dá recompensas se você pagar suas compras DESTA forma; entenda

O PIX conquistou os brasileiros principalmente devido à velocidade com que os pagamentos são feitos. Além disso, ao contrário dos métodos tradicionais como o DOC, não há limite de valor para a transferência no PIX, nem restrições quanto ao número de transferências por mês.

Imagem: Bobex-73 / shutterstock.com